![]() |
| O Primeiro Passo para a Independência da Bahia, 1931 - Antônio Parreiras. Palácio Rio Branco, Salvador, BA. |
A Independência do Brasil na Bahia completa 189 anos no próximo dia 2 de julho. No próximo sábado, dia 30 de junho, o fogo simbólico sairá da cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, as 7:30hs. passando pelos municípios de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, com destino ao bairro de Pirajá em Salvador e deve ser conduzido pelos soldados do Exército e atletas baianos. Em Salvador, o desfile seguira o roteiro tradicional,
Palhinha lembra que esta é uma data de extrema importância para a população de Salvador: “O 2 de julho está para o morador de Salvador como o 7 de setembro para o brasileiro. É um momento de civismo e de relembrar a importância do movimento popular para a concretização do processo de independência que, sem o povo, certamente seria mais difícil.”
O Vereador Palhinha frisa também a participação das camadas diversas da sociedade baiana nos combates que culminaram na expulsão dos portugueses: “Se manifestaram no calor da luta pela liberdade, as mais importantes característica do povo baiano, a tenacidade e o destemor. As presenças de figuras do povo em meio aos soldados, como os vaqueiros de Pedrão. A participação feminina, que através de Joana Angélica e Maria Quitéria, sinalizava para a importância das mulheres enquanto cidadãs e capazes de influenciar na construção do fato histórico, todos que combateram as tropas portuguesas em terras sertanejas e no litoral baiano, demonstraram que o brasileiro desejava com afinco a liberdade. Hoje percebemos que as manifestações realizadas durante o desfile sinalizam para os governantes os desejos do povo, as carências da sociedade. Na posição de vereador, representante do povo de Salvador, fico atento e levo estas reivindicações para dentro do nosso mandato afim de encaminhá-las. Como cidadão procuro manter viva esta chama de tenacidade e destemor .”
Palhinha, Vice-Presidente do Diretório Municipal do PP – Salvador, participará do Desfile do 2 de Julho em conjunto com as lideranças do Partido Progressista.
PROGRAMAÇÃO DO 2 DE JULHO.
Domingo (01/07)
10h – “TE DEUM” na Catedral Basílica, celebrado por Dom Murilo Sebastião Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.
15H – Chegada do Fogo Simbólico no Largo de Pirajá. No local haverá o acendimento da pira, hasteamento das bandeiras por autoridades, com execução do hino nacional pela banda de Música Popular de Música da Polícia Militar da Bahia. Participam da cerimônia, os prefeitos de Salvador e Simões, além do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A cerimônia também inclui a colocação de flores no túmulo do General Labatut.
17h – Encerramento da Solenidade
Segunda-feira (02/07)
06h – Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha
08h – Organização do Cortejo Cívico
09h – Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil. Participam da cerimônia, o governador da Bahia, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o prefeito de Salvador e a presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia ( IGHBA).
Colocação de Flores, pelas autoridades, no monumento ao General Labatut
Entrega dos Carros Emblemáticos – Discurso da Presidente do IGHBA, Profª. Consuelo Pondé de Sena.
Recebimento dos Carros Emblemáticos – Discurso do prefeito de Salvador.
Execução do Hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
09h30 – Início do Cortejo Cívico. Na ocasião, ocorrerão homenagens aos
heróis da Independência e uma breve parada em frente ao Convento da Soledade.
Em seguida, realiza-se uma homenagem da Ordem Terceira do Carmo e breve parada em frente à Ordem, para pronunciamento de um membro da Instituição.
Depois haverá mais uma homenagem, desta vez para a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e uma breve parada em frente à Igreja.
11h30 – Recolhimento dos Carros Emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.
14h – Organização do Cortejo Cívico.
15h – Homenagem da Câmara Municipal aos Heróis da Independência. Neste momento é realizado o pronunciamento do presidente da Câmara Municipal de Salvador
15h - Início do Cortejo Cívico.
16h30 –Previsão de chegada dos Carros Emblemáticos e das Autoridades ao Campo Grande. Solenidades previstas para a chegada dos carros:
Hasteamento das Bandeiras por Autoridades
Execução do Hino Nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar com a participação do governador da Bahia, do presidente da Assembleia Legislativa e do prefeito de Salvador.
Colocação de Coroas de Flores no Monumento ao 2 de Julho, pelas Autoridades presentes.
Execução do Hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia
Acendimento da Pira do Fogo Simbólico, por um atleta, a ser determinado pela Fundação Gregório de Mattos.
Execução do Hino Nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar.
18h - XXI Encontro de Filarmônicas no Campo Grande sob regência do maestro Fred Dantas
Terça-feira (03/07)
Campo Grande
9h30 às 17h – Feira de Livros
15h - Recital de Poesia com Marcos Peralta
17h - Show com o grupo Chita Fina
19h30 – Grupo Regional do Choro os Ingênuos
Quarta-feira (04/07)
9h30 às 17h – Feira de Livros
18h – Orquestra Brasileira de São Salvador
19h – Baile da Independência com a Orquestra Fred Dantas
Quinta-feira (05/07)
19h – Volta dos Carros Emblemáticos, da Cabocla e do Caboclo, ao Pavilhão 2 de Julho na Lapinha, acompanhada pelaOrquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, Fanfarras e Grupos culturais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, deixe o seu comentário. Vou abrir, avaliar e depois publicar.
PALHINHA
Vereador