segunda-feira, 20 de junho de 2011

Palhinha Indica Criação de Centro Geriátrico Público em Salvador.

O crescimento da população da terceira idade e ou aumento da expectativa de vida da população brasileira torna necessário que o estado se prepare para atender de forma eficaz aos cidadãos da terceira idade. Essa possibilidade motivou o Vereador Orlando Palhinha a apresentar Projeto de Indicação de Nº. 155/2011 que sugere ao Executivo Municipal a criação de um Centro de Saúde Geriátrica na cidade de Salvador. O Centro terá a responsabilidade de reunir profissionais médicos geriatras e toda a infraestrutura necessária para que a população soteropolitana, principalmente pessoas de baixa renda seja atendida e orientada nesta nova fase da vida.
Palhinha lembra que “o aumento da longevidade expõe o cidadão a uma série de doenças provocadas pelo peso dos anos. Isso torna necessária a ampliação da cultura da prevenção e do acompanhamento da saúde dos cidadãos da terceira idade.”. Palhinha frisa ainda que “as pessoas de poder aquisitivo mais alto já realizam as consultas com geriatras normalmente e, por isso, possuem um qualidade de vida melhor na terceira idade. Os cidadãos que depende da estrutura de saúde pública encontram dificuldades para conseguirem consultas e reconsultas com estes especialistas”.
Palhinha lembra que, lamentavelmente, o serviço público de saúde no Brasil ainda é muito precário: “Muito embora o SUS seja referência em todo mundo, enquanto teoria, na prática, infelizmente, vivenciamos grande problemas que sempre prejudicam a população mais carente, o que é lamentável”.
Na visão de Palhinha, a criação de um Centro Médico Geriátrico reduziria a ocorrência de agravamento de patologias ocorrentes da terceira idade e disseminará a cultura do cuidado constante: “Nossa população precisa investir na saúde preventiva em todas as fases da vida. A saúde preventiva custa muito mais barato e evita grandes sofrimentos. Na Terceira Idade esta deve ser uma prática constante dos nossos cidadãos”.
Palhinha lembra que é muito comum receber solicitações intermediação de consultas com profissionais desta especialidade feitas por famílias que não possuem poder aquisitivo para pagar um plano de saúde para seu familiar idoso e que não conhecem os tramites a serem seguidos para conseguir este atendimento no serviço de saúde pública.
Palhinha lembra que o mais importante nesta proposição é a possibilidade de dar mais dignidade e conforto aos cidadãos que chegam à terceira idade e lembra: “Com fé em Deus todo nós um dia vamos precisar de um geriatra!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe o seu comentário. Vou abrir, avaliar e depois publicar.

PALHINHA
Vereador