sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Palhinha quer Centro Municipal de Referência para Portadores de Autismo


Vereador Palhinha - PP apresentou Projeto de Indicação 271/13 para a Construção de um Centro Municipal de Referencia à Pessoa com Transtorno Espectro Autista. Na visão do Vereador Palhinha - PP o tratamento deve ser aplicado de forma consta e dando a família total ciência das possibilidades de recuperação e de inserção do portador da Síndrome na Sociedade.
" Temos muitos e muitos casos de pessoas que são portadoras da Síndrome e, por terem um tratamento adequado e constante, possuem total integração com a sociedade. Exercem atividades produtivas e são atuantes em diversos setores da Sociedade. Salvador é uma cidade que tem muitos autistas e muitos em famílias de baixo poder aquisitivo. Avalio que não é justo alijar estas famílias de tratamentos que podem amenizar em muito os efeitos desta Síndrome."
Muito embora não existam dados consolidados sobre o número de portadores do Autismo no estado da Bahia e em Salvador, estima-se que no Brasil existam 4 milhões de pessoas portadoras desta Síndrome. Na Bahia, cerca de 200 mil pessoas.

O que é Autismo?

O autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças, que possa causar a doença.
Segundo a ASA, os sintomas são causados por disfunções físicas do cérebro, verificados pela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivíduo. Incluem:
1. Distúrbios no ritmo de aparecimentos de habilidades físicas, sociais e lingüísticas.
2. Reações anormais às sensações. As funções ou áreas mais afetadas são: visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e maneira de manter o corpo.
3. Fala e linguagem ausentes ou atrasadas. Certas áreas específicas do pensar, presentes ou não. Ritmo imaturo da fala, restrita compreensão de idéias. Uso de palavras sem associação com o significado.
4. Relacionamento anormal com os objetivos, eventos e pessoas. Respostas não apropriadas a adultos e crianças. Objetos e brinquedos não usados de maneira devida.

Fonte: Gauderer, E. Christian. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: guia prático para pais e profissionais. Rio de Janeiro: Revinter; 1997. pg 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe o seu comentário. Vou abrir, avaliar e depois publicar.

PALHINHA
Vereador