Com o crescimento da demanda devido ao aumento dos índices de violência, problemas de trânsito e o crescimento da população, os cemitérios públicos de Salvador vêem apresentando graves problemas de superlotação. Este fato causa grandes transtornos à população soteropolitana que se vê, muitas vezes, impedida de sepultar seus entes queridos nos cemitérios públicos.
Com o intuído de discutir a implantação de Cemitério Público Vertical em Salvador, conforme Projeto de Indicação nº. 304/2009, o Vereador Palhinha – PP realizará, através da Comissão de Transportes, Trânsito e Serviços Públicos, Audiência Pública no próximo dia 25 de outubro, no Auditório do Bahia Center, às 8 horas.
Este modelo de cemitério vem sendo utilizado de forma ampla nas regiões sul e sudeste do país. Tem por característica principal a alocação de lóculos ( espaço reservado para acomodação dos corpos na posição horizontal) em prédios especialmente construídos. Nestas edificações existem sistemas de tratamento especial para os fluidos e gases resultantes do processo de decomposição. Outra vantagem dos Cemitérios Verticais é a possibilidade de implantação de esquema de segurança mais eficaz, tendo em vista que se trata de um edifício com entradas restritas. A vantagem principal é a economia de espaço físico tão escasso em áreas urbanizadas e a redução dos processos de contaminação dos lençóis freáticos.
Há projetos que se propõem a utilizar os gazes exalados do processo de decomposição para produção de energia e de gestão dos créditos de carbono, no quadro das convenções internacionais.
Palhinha salienta que em Salvador “é importante que o poder público adote providências para preservar a dignidade do cidadão. O momento do luto não pode ser um momento de constrangimento, principalmente para as pessoas de menor poder econômico. O município deve buscar soluções que respeitem os parâmetros de conservação do meio ambiente e sejam exeqüíveis.”Lembra ainda que ”em cidade como Santos, Guarulhos, Curitiba e Piracicaba existem cemitérios verticais privados, o desafio de Salvador é fazer um cemitério vertical público, que atenda ao povo da cidade de forma eficaz e digna.”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, deixe o seu comentário. Vou abrir, avaliar e depois publicar.
PALHINHA
Vereador