segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Palhinha revela preocupações com turismo e trânsito de Salvador

Revitalizar o Centro Histórico de Salvador e criar um Centro de Cultura Cinematográfica na cidade, são metas do vereador Orlando Palhinha (PSB), defendidas nos projetos de indicação Nº. 161/09 e 158/09, apresentados na Câmara Municipal. Entre outras coisas, ele sugere a elaboração de estudos para a desapropriação do Cine Excelsior, localizado na Praça da Sé. O Cine Excelsior foi inaugurado em 17 de abril de 1935, sendo uma das três salas mais freqüentadas da região do centro da cidade em uma época em que não existiam shoppings. Com o passar dos anos e o aparecimentos dos primeiro centros comerciais, os cinemas de rua caíram em decadência e deixaram de ser uma opção viável de entretenimento. Dentro deste contexto, as salas foram fechadas e a cidade deixou de contar com estes espaços culturais.
Palhinha argumenta que é preciso valorizar a história do cinema baiano, que tem como expoente Glauber Rocha. “Salvador não conta com um espaço cultural e público adequado para a exposição de obras de cinema nacionais ou internacionais e que possa abrigar a história desta arteem nossa Capital”, justifica.
Palhinha alega ainda que a criação do Espaço Cultural e Cinematográfico de Salvador acarretará a revitalização da Praça da Sé, uma das mais importantes praças de Salvador, que atualmente se encontra abandonada, degradada, sendo usada como ponto de tráfico de drogas, prostituição e mendicância. “Com a instalação deste Espaço Cultural e Cinematográfico a Sé passará a receber um fluxo maior de turistas interessados neste nicho cultural”, defende.
Para o vereador Palhinha, a capital baiana precisa buscar alternativas para retomar o crescimento turístico e incentivar o turismo interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe o seu comentário. Vou abrir, avaliar e depois publicar.

PALHINHA
Vereador